Foto: Charles Guerra (Diário)/Paulo Afonso Burmann (à direita) e Luciano Schuch estarão no comando da UFSM nos próximos quatro anos
A partir deste sábado, o professor Paulo Afonso Burmann será, oficialmente, o novo reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Um decreto do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, nomeou Burmann para o novo mandato de quatro anos à frente da UFSM. A solenidade oficial de posse, em Brasília, está prevista para a próxima semana.
UFSM precisa de R$ 25 milhões para fechar as contas de 2017, diz reitor
Paulo Burmann e Luciano Schuch venceram a consulta à comunidade universitária para reitoria da UFSM com 51,94% dos votos válidos, o equivalente a 5,8 mil votos. A consulta foi realizada entre os dias 27 e 28 de junho deste ano.
Em seguida, ocorreu a eleição pelos conselhos superiores da Universidade - Conselho Universitário (Consu), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Conselho de Curadores - em sessão extraordinária realizada no dia 11 de julho. Na ocasião foi a elaborada a lista tríplice apresentada ao Ministério da Educação (MEC).
- O desafio está posto. Enfrentamos severas restrições orçamentárias nos últimos quatro anos e temos um cenário complexo pela frente. Mas, apesar das dificuldades, continuarem levando a Universidade Federal de Santa Maria pelo caminho do fortalecimento desta que é uma das instituições mais importantes do país - disse o reitor.
Rodoviária terá 62 ônibus extras no Natal
De acordo com Burmann, a equipe de gestão está sendo reestruturada para o novo mandato, visando, principalmente, o fortalecimento da instituição e seus indicadores de qualidade na graduação, pós-graduação e nas atividades de extensão:
- Vamos seguir trabalhando para termos uma Universidade ainda mais qualificada, em seus quatro campi, e para estabelecermos uma relação cada vez mais estreita com a comunidade, que deposita sobre a Universidade uma grande expectativa.
A cerimônia oficial de posse da equipe que acompanhará Burmann na gestão da Universidade pelos próximos quatro anos está sendo programada para a primeira semana de janeiro, em data a ser definida. Na ocasião, o reitor dará posse ao vice-reitor, pró-reitores e demais cargos de direção.